segunda-feira, 27 de abril de 2009

vidade à Distância - unidade 5

Conectar computadores é um trabalho.
Conectar pessoas é uma arte.

(Eckart Winlzen)


Nesta unidade conversamos sobre a prática de "copiar e colar" e algumas formas de fazer referência ao material retirado da Internet ou de outras mídias. Procuramos, sempre que possível, fazer uma relação entre os temas da unidade e a prática pedagógica.
Agora é sua vez de experimentar. Escolha um dos sites de pesquisa indicados, navegue por ele para conhecê-lo e pense numa atividade que gostaria de realizar com seus alunos ou em sua prática do dia-a-dia, utilizando esse site. Em seguida relate aqui sua experiência para ser compartilhada com seus colegas.

3 comentários:

PROINFOintegrado disse...

A questão de copiar e colar é muito relativa, uma vez que até para copiar o aluno desenvolve a parte essencial de uma aprendizagem: a leitura. Uma vez se entenda que não houve aprendizagem, faz importante a figura do professor, pois e nessa hora que ele atua como mediador, entre conteúdo já pesquisado ( ou seja o objeto do conhecimento) e o aluno, no sentido de usar a metodologia do diálogo, ou então um facilitador da aprendizagem entre os possiveis grupos que apresentaram o conteúdo "copiado" com diverso tipos de dinamicas de grupos, sem fugir ao tema proposto é claro.
A experiencia que nós temos enquanto educadores nos dará esse suporte em trabalhar com o que o aluno traz para sala de aula. Se faz necesário, apenas um bom planejamento.

Claudio Hugo_Professor disse...

Friedrich Engels é autor do texto relacionado ao ser humano, publicado no link seguinte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=495, tratando sobre a produção humana o autor faz um importante consideração.
Trabalhando com alunos do 1° Ano do Ensino Médio, este texto foi utilizado pra uma prática de leitura e pesquisa.
O trabalho foi realizado da seguinte forma: primeiramente foi passado aos alunos uma atividade a respeito do tema, entretanto, tal atividade não podia ser respondida a partir da consulta ao livro. Assim sendo levados ao laboratório, os alunos foram orientados a pesquisar na internet. O site descrito acima foi informado aos alunos, mas foi proposto que os alunos que utilizarem outros sites além deles teriam maior êxito na avaliação.

Professor Rodrigo Vieira disse...

Sem sombra de dúvidas, como historiador que sou, a hitorianet é um site excelente, ao meu ver, para levantar discussões e possibiliar a reflexão dos alunos, através de textos, vídeos, curiosidades etc. O trabalho mais usual dessa ferramenta (net), fará que naturalmente o aluno vá deixando aos poucos a prática do plágio, uma vez que o professor possa indicar um texto e propor que o aluno faça um comentário sobre o mesmo. Essa prática, possibilitará o desejado, que é o uso da internet como apropriaçao do conhecimento e, sobretudo, construção de um conhecimento próprio.Em sala de aula, fiz uma experiência: indiquei o texto que teria que ser lido no site e pedi que fizessem um comentário de no máximo 05 linhas sobre o texto, e logo em seguida anexar o texto e o comentário e enviasse para meu e-mail.
Os alunos perceberam que não haveria necessidade de formular um texto imenso, com laudas e laudas, apenas na cola de textos. Com cinco linhas, exporiam sua opinião, e aos poucos, foram sentindo a necessidade de escrever mais e mais linhas....