segunda-feira, 27 de abril de 2009

Atividade à Distância- Unidade 4

Olá colegas,

Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?

3 comentários:

PROINFOintegrado disse...

Olá, tudo bem!
Falar da experiência do uso do computador na sala de aula é favoravél ,pois assim discutimos o quanto essa tecnologia tem demorado para alcançar a todos os alunos e professores da rede publica; em especila aquelas que se encontram muito distante das capitais e regiões considerada desenvolvida.
Posso afirmar porque a minha primeira experiencia foi ministrando aula de lingua inglesa em uma escola particular em São Luís do Maranhão.
primeiro todos os professores passaram por um treinamento intensivo, aprendendo como usar o computador para suas aulas.
o resultado é certo nosso aluno que já está acostumado a usar o comutador não encontra nemhuma dificuldade, dai que ele memso ensina o outro e aprende a constuir seu proprio conhecimento.
È lógico que nosso papel não encerra em deixar que o aluno se vire sozinho, mas permite a liberdade em sua aprendizagem e , por outro lado, pode acrescentar muito mais do em uma aula sem este recurso.
podemos criar além da pesquisa na internet, debates, exposição entre os alunos, colher seus diferentes pontos de vista sobre determinado assunto; elaborar aulas com muita dinamicidade.
Já vivi essa experiencia e concordo se tivermos recurso nada nos impede de continuar lutando para que todos tenhamos acesso aos recurso midiáticos como um todo.

Claudio Hugo_Professor disse...

A respeito da relação entre a a internet e a prática educativa pode-se destacar várias premissas e caminhos que foram abertos a partir da sua utilização.
A internet pode ser considerada um dos braços da globalização, este meio facilita a comunicação em várias instâncias.É importante considerar que a internet não substitui um biblioteca, a criação desta mídia, não marginaliza os livros, ela serve para um implementação dos estudos, uma fonte de pesquisa.
O uso do computador, de um modo geral aproximou as pessoas uma grande quantidade de informações, que antes não era acessível. Para exemplificar no âmbito pedagógico, pode-se citar por exemplo a dinamização de uma aula a partir de vídeos, onde por exemplo com um Data-Show e um notebook conectado à rede pode-se transmitir em sala de aula, vídeos ao vivo, e sobre os quais se iniciar um debate profícuo a respeito de situações reais.
Nesse sentido, o professor de hoje deve considerar estes meios para a formação dos alunos, e isso pode ser feito de várias maneiras para citar apenas duas delas: a) utilizar a tecnologia como forma de diversificar, dinamizar e enriquecer as aulas e b) orientar os alunos a cerca da utilização do computador e internet em situações úteis em nosso cotidiano. Nesse sentido esclarecer que a internet não é apenas um meio de entretenimento.

Professor Rodrigo Vieira disse...

As relações entre professor e aluno pode com o uso da internet acarretar uma aproximação que muitas vezes não se consegue em sala de aula, pelo fato de compartilharem uma metodologia de trabalho. O professor, nesse sentido, terá que usar a internet como mais um instrumento eficaz na transmissão do conheicmento e na possibilidade de torna-lo mais atraente e prazeroso.